(Imagem 1. Fonte: https://regisguiraldo.com.br/2020/06/15/junho-vermelho-laranja/)
No mês de junho de 2021, os alunos do curso de Noções de Liderança e Gestão de Pessoas, capitaneados pela professora Lucivânia Sousa, além das questões referentes aos tópicos do curso em si, trabalharam uma Campanha de conscientização a respeito da importância da doação de sangue e dos cuidados a cerca da anemia. A turma teve inicio em 24 de maio e encerrou-se em 04 de junho.
Como de praxe a turma foi dividida em equipes para que estas pudessem abordar com mais ênfase os principais aspectos dos temas da campanha. O mês de junho em especial foi escolhido por ser neste mês, no dia 14, a comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, data essa criada pela Organização Mundial da Saúde(OMS).
Mas, por que as cores vermelho e laranja?
Junho vermelho: o laço vermelho do sexto mês do ano é indicativo para a importância de doar sangue. Isso se deve ao dia 14/06, o “Dia Mundial do Doador de Sangue”. Junho ainda se colore de Laranja para a conscientizar sobre a anemia. Anemia é caracterizada pela deficiência na concentração da hemoglobina ou na produção de hemácias. Seus sintomas incluem cansaço, falta de memória, tonturas e fraqueza. [1] Ressalte-se que a leucemia também é trabalhada nessa Campanha temática com a cor laranja.
Por isso, buscar fontes de ferro no dia a dia é uma obrigação de quem segue as demandas da alimentação saudável. Quem dá preferência às dietas naturais, sem carnes ou outros alimentos de origem animal, algumas folhas são alternativas importantes para mantermos essa quantidade necessária.[2]
Como se vê na imagem 2, um dos grandes méritos da Campanha trabalhada com os alunos do curso de Noções de Liderança e Gestão de Pessoas, foi o de trazer realizar uma Palestra com a Dra.Valeria Vasconcelos, que é Coordenadora do Hemoce de Sobral/CE, que ocorreu no encerramento do curso, na manhã do dia 4 de junho.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), é um equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e constitui a hemorrede pública estadual com serviços e atendimento de hemoterapia e hematologia. O Hemoce está estruturado e organizado para atender a população cearense em todo o território estadual com serviços regionalizados e atendimento descentralizado aos 184 municípios e toda a população do Ceará. A partir do Hemoce, a hemorrede estadual garante a cobertura transfusional a todos os leitos do SUS no estado, além de atendimento a outras demandas, totalizando mais de 450 estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais com mais de 18.000 leitos atendidos. Os programas de coagulopatias hereditárias e hemoglobinopatias também estão sob responsabilidade e coordenação do Hemoce.[3]
Não nos surpreende a forma séria como o CVT de Massapê trata sobre assuntos tão relevantes. Mais uma vez, cabe congratular a professora Lucivânia e sua turma de alunos pelo modo respeitoso com que trataram das temáticas e reiterar que ao trazer uma palestrante que trabalha no Hemoce, que é a referência no tema, agrega credibilidade e cientificidade ao tema.
Deixaremos aqui o contato do Hemoce de Sobral, para que você possa fazer sua doação e ajudar a quem precisa:
Hemoce Sobral-CE
Endereço: Rua José Maria Alverne, 383 - Bairro Centro - Centro, Sobral - CE, 62010-570.
Telefone: (88) 3677-4624
Doe sangue, doe vida!
Torne-se seguidor do nosso blog e nos ajude com nossa pesquisa, desde já agradecemos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário