segunda-feira, 24 de maio de 2021

CVT de Massapê-CE: Cursos ofertados a comunidade nos anos de 2015 e 2016

 

( Imagem 1. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)

( Imagem 2. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)

Inicialmente falaremos dos cursos oferecidos à comunidade massapeeense pela unidade CVT do município. Os curso do CVT de Massapê em sua grande parte são curso de extensão tecnológica, que possuem curta duração visando com isso capacitar de forma inicial e continuada os alunos para que estes possam ampliar sua qualificação profissional, para fins de ingresso ou realocação no mercado de trabalho. 

Na imagem 1, vemos uma foto dos alunos do CVT de Massapê no Curso de Secretariado Básico, ocorrido no período de 04 a 21 de agosto de 2015. Na ocasião do registro fotográfico, os alunos realizaram uma Feira Cultural, direcionada aos alunos das escolas Públicas do Município. 

Ou seja, os cursistas elaboraram um evento relacionando a teorias e práticas aprendidas ao longo da sua formação e proporcionaram um momento cultural com alunos de escolas públicas, que no futuro poderão também ingressar na unidade. Mais uma vez isso reafirma a função social do CVT de Massapê. 

Na imagem 2, vemos uma foto de uma sala de aula com alunos do Curso de Assistente Administrativo, ocorrido de 07 a 18 de março 2016. Esse tipo de curso de curta duração incrementa o currículo dos alunos de tal forma que facilita a sua inserção no mercado de trabalho, e por serem gratuitos tornam-se acessíveis a todos e todas que buscarem esse tipo de complementação formativa. 

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CVT de Massapê-CE: Um lugar onde você pode crescer!


(Imagem 1. Fonte: acervo fotográfico CVT de Massapê, foto tirada no ano de 2001)




Em um levantamento de dados feitos pela Coordenação do CVT de Massapê-CE, e fornecidos a este blog, podemos observar o quantitativos de alunos que concluem com êxito os cursos ofertados pelo CVT de Massapê-CE. O presente levantamento encontrado na tabela 1, compreende do ano de 2013 ao primeiro trimestre de 2021, discriminando o quantitativo de alunos concludentes a cada ano. Os alunos que concluem determinado curso, chamamos de egressos. 

É perceptível que em determinados anos o número de alunos cresce e em outros se retrai. Tomemos por base o ano de 2015 que é aquele que formou mais discentes, num total de 540 egressos. Contudo, destaca-se o ano de 2019 com apenas 152 formados. 

As oscilações no quantitativo de concludentes decorrem de vários fatores, tais como a atratividade dos cursos, a repetição da oferta de determinados cursos, a procura por cursos na modalidade EAD (educação à distância), e alguns outros fatores. 

Com o avanço da pandemia do COVID-19, decretos estaduais, municipais e recomendações dos órgão de saúde nacionais e internacionais orientaram para a realização do ensino emergencial remoto, com aulas através de plataformas digitais como o Google Classroom, que foi adotado pelos CVTs e inúmeras outras instituições de ensino. O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Ele é um recurso do Google Apps para a área de educação e foi lançado o para o público em agosto de 2014.

Pela projeção feita pela Coordenação do CVT de Massapê-CE, o ano de 2021 caminha para um bom número de alunos que concluirão com êxito seus cursos, isso tomando-se por base o ano de 2020, no qual iniciou-se a pandemia de COVID-19 no Brasil e no qual foi inserido o atual modelo de aulas online. 

Na imagem 1, temos uma emblemática foto de uma placa datada do início dos anos 2000, logo após a fundação do CVT de Massapê-CE, nela é possível ler " CVT - Centro Vocacional Tecnológico - Um lugar onde você pode crescer". Essa frase logo na entrada do CVT de Massapê me fez recordar de quando ingressei naquela instituição pela primeira vez quando aluno, no ano de 2001, havia muita disputa pelas vagas e muitas mães, tal qual a minha, ao saber da oferta de cursos, se apressava em inscrever seus filhos nos mais diversos cursos, acreditando que aquela era uma oportunidade de ouro para moradores de uma cidade pequena como Massapê, que conforme o IPECE possuía 29 mil habitantes no censo do ano de 2000. 

Mais de 20 anos depois desse relato, ainda acreditamos que o CVT de Massapê-CE é esse local onde as oportunidades de crescimento são maximizadas. 

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Conhecendo as unidades geridas pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC

 

( Imagem 1. Fonte: https://www.sct.ce.gov.br/centec/, acessado em 24/05/2021)


Em nossa jornada por compreender melhor como a Educação Vocacional funciona, propomos um resumo a respeito de cada unidade gerida pelo Instituto Centec. Faremos abaixo uma breve descrição das diferenças entre cada unidade, com sua peculiaridades e funcionalidade: 

CVT: A partir dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT)), o Instituto Centec oferece cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores em diversas áreas, com foco nas demandas de cada região. Além disso, são oferecidas capacitação para professores de escolas públicas, consultorias, assistência técnica e outras modalidades de extensão. Os CVTs são reconhecidos nacionalmente como referência pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e são ambientes que proporcionam educação profissional, extensão tecnológica e inovação.

CVTEC: Os Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs) em Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante oferecem cursos gratuitos de educação profissional técnica de nível médio como também formação continuada de trabalhadores e da assistência aos produtores. A forma de acesso aos cursos ocorre por processo seletivo em uma prova única de conhecimentos gerais.

Centro de Formação de Instrutores – CFI, que promove a melhoria do ensino de Ciências através do aperfeiçoamento científico e pedagógico de professores.

FATEC: As Faculdades de Tecnologia Centec (FATEC), nas cidades de Juazeiro do Norte (Fatec Cariri) e em Quixeramobim (Fatec Sertão Central) oferecem, gratuitamente, cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e pós-graduação Latu Sensu assim como projetos de pesquisas. As duas FATECs são credenciadas ao Ministério da Educação (MEC). A forma de acesso aos cursos superiores de tecnologia ocorre por meio de Vestibular, em uma prova única de conhecimentos gerais e redação.

Como percebemos, o Instituto Centec atua desde a formação inicial e continuada, promovendo cursos de extensão tecnológica, cursos técnicos, e segue avançando até o nível superior de educação. Essa importante Organização Social promove há mais de 20 anos inúmeros cursos que atendem às mais diversas populações do Ceará.

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quinta-feira, 13 de maio de 2021

CVT de Massapê para além da capacitação profissional, de portas abertas para o povo

 

(Imagem 1. Fonte: Acervo Fotográfico CVT de Massapê)




(Imagem 2. Sessão da Câmara de Vereadores de Massapê no auditório do CVT. Fonte: http://www.politicaemevidencia.com.br/2012/11/vereadores-aprovam-projetos-dando-nomes.html)


Na imagem 1 vemos uma reunião de líderes comunitários dos diversos bairros, localidades e distritos de Massapê, a foto remete ao auditório do CVT de Massapê nos início dos anos 2000. 

Quando pensamos em um CVT temos, a princípio, a ideia de um local estritamente direcionado para a realização de cursos técnicos e de capacitação profissional, contudo, em nossas pesquisas identificamos registros fotográficos e relatos de pessoas que tiveram vinculações afetivas com o CVT, mesmo que sem necessariamente terem sido alunos de cursos regulares. A razão para isso é que muitas cidades do interior do Ceará possuem um estrutura precária quando se leva em consideração a disponibilidade de auditórios, laboratórios, salas de conferência e demais espaços para a realização de reuniões, encontros e palestras sejam públicas ou privadas. 

Analisando o acervo fotográfico do CVT de Massapê é possível identificar registros históricos de momentos que comprovam que aquela unidade costumeiramente preza pela ocupação democrática dos seus espaços, desde o recebimento e escolas para o usufruto dos laboratórios de Informática, Química, Física, Biologia e Eletromecânica, até reuniões das lideranças comunitárias, conferências e palestras das diversas secretarias do município que mantém parcerias com a unidade. 

Curiosamente, o Centro de Eventos e Convenções da cidade foi inaugurado em junho de 2020, após mais de uma década do início de suas obras. Nesse ínterim coube ao CVT de Massapê ser esse espaço de convívio dos diversos segmentos da sociedade, emprestando sua estrutura e viabilizando a logística para a realização dos mais variados eventos. 

Temos na imagem 2 outro exemplo do papel do CVT de Massapê como espaço democrático e como equipamento que serve à comunidade, remete-nos aos ano de 2012, quando houve a primeira sessão legislativa ocorrida num auditório do CVT, em 12 de novembro. A Câmara Municipal de uma cidade é tradicionalmente nomeada como a "Casa do Povo", e naquele dia em 2012, a "Casa do Povo" foi o CVT, o que só corrobora a imagem histórica de um lócus que está sempre a disposição para acolher os massapeenses. 

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O CVT de Massapê e o desenvolvimento das localidades circunvizinhas a partir da sua fundação

 

    (Imagem 1. Fonte: Acervo pessoal de Ricardo Alexandre da Silva Santos)


Na imagem 1 vemos um representante do Governo do Estado do Ceará pousando de helicóptero, para vistoriar o terreno onde seria construído o CVT de Massapê, visita essa no final da década de 1990. 

Muitas vezes as cidades crescem de maneira desordenada e na maioria dos casos a parte central destas é ocupada por comércios, bancos, mercados públicos e demais empreendimentos que geram emprego e renda. Porém, aqueles que já tiveram contato com a obra do geógrafo brasileiro Milton Santos, tem em mente que é nas regiões periféricas aos grandes centros urbanos que se concentram a maioria das populações trabalhadoras mais humildes. 

O terreno onde foi construído o CVT de Massapê ficava no antigo bairro do ginásio, atualmente denominado bairro Luiz da Hora Pereira, que foi um grande educador massapeense. Nas décadas de 1980 e 1990, essas regiões começaram a ser ocupadas por massapeenses que buscavam por moradias mais baratas, e posteriormente no começo da década de 1990, já com a promulgação da Constituição de 1988 que elencou o direito a moradia como um dos direitos sociais fundamentais aos brasileiros, houve a criação do programa de moradias populares denominadas de COHABs, os Conjuntos Habitacionais. 

O CVT de Massapê foi construído em uma das muitas zonas de desenvolvimento, habitadas por populações mais humildes e desfavorecidas pelas políticas públicas necessárias para o desenvolvimento humano. A premissa de construir espaços educacionais em regiões periféricas também pode ser identificada quando da interiorização das Escolas de Educação Profissional e dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Antes da construção do CVT de Massapê, já no ano de 1992 foi construído o Conjunto Habitacional Jacinto Grigório da Costa, para atender à famílias carentes de moradia, muitas delas ocupantes de áreas de risco, condenadas pela defesa civil. 

Conforme BUENO (2001) A função social da educação e da escola, é bastante complexa e cada autor desenvolve seu pensamento mediante suas pesquisas, leituras e percepções. Por exemplo na visão do sociólogo Émile Durkheim a educação deve formar indivíduos que se adapte a estrutura social vigente instituindo os caminhos e normas que cada um deve seguir, tendo sempre como horizonte a instituição e manutenção da ordem social, a educação é um forte instrumento de coesão social e cabe ao estado ofertá-la e supervisioná-la. Para o também sociólogo e filósofo Karl Marx a educação deve ser vista como um instrumento de transformação social e não uma educação reprodutora dos valores do capital.

Especificamente no caso do CVT de Massapê, a mudança social trazida a partir de seu funcionamento foi significativa, uma vez que, os equipamentos, seu corpo docente e seus funcionários administrativos e sua estrutura estavam a disposição da comunidade da cidade, e por questões de localização também estava também à disposição daquela comunidade que circunvizinhava a unidade. 

Ao conversarmos com o Coordenador da unidade Sr.Jucelino Lourenço, pudemos compreender como o CVT de Massapê pode influenciar positivamente na formação inicial e continuada das populações menos assistidas economicamente. Conforme conversávamos ficou claro que muitos moradores tinha receio e até mesmo vergonha de mencionar o bairro ou a rua onde moravam, por medo de serem tratados de maneira preconceituosa por sua condição e classe social, porém quando do surgimento do CVT, muitos usavam davam como referencia a própria unidade, dizendo que moravam "5 casas após o CVT", "na esquina com o CVT" ou que moravam "na Rua do CVT". 

Após a construção do CVT de Massapê foram criadas mais duas escolas de grande porte para atender a comunidade, a saber, as Escolas de Ensino Fundamental Maria Pontes Vidal e Dr. Luis Carlos Magalhães Aguiar, o que tornou aquela área, por vezes tão estereotipada, numa espécie de "corredor educacional". 

Esses aspectos culturais e sociais só reforçam a relevância do CVT de Massapê, não apenas ao se analisar as contribuições educacionais trazidas pelos cursos de extensão técnica e tecnológica, mas também pela valorização indenitária que um importante espaço pedagógico traz consigo. 

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REFERÊNCIAS:


BUENO, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237025094_Funcao_social_da_escola_e_organizacao_do_trabalho_pedagogico. Acessado em 13/05/2021. 

SANTOS, Milton. Espaço e sociedade: ensaios. Petrópolis: Vozes, 1982. 








Centro Vocacional de Massapê: Quem foi Ozires Pontes, o homenageado

 

(Imagem 1. Fonte: Acervo fotográfico do CVT Massapê, ano 2000)


(Imagem 2. Fonte: Acervo pessoal do advogado e ex-prefeito de Massapê Paulo Jilson Pontes Canuto, extraída das redes sociais do mesmo, apenas para fins educacionais. Década de 1970.)



Na imagem 1 acima vemos o CVT de Massapê em foto panorâmica no ano de 2000, logo após sua inauguração em 26 de maio naquele mesmo ano. Na imagem 2 vemos uma rara foto do ex-senador Ozíres Pontes, à direita olhando para a câmera, e à esquerda temos o ex-prefeito de Massapê Francisco Lopes de Aguiar Neto (eleito em 1967-1971 e de 1973-1977). Prestes a completar vinte e um anos de fundação, o Centro Vocacional de Massapê, leva o nome deste importante político oriundo deste município.

Conforme o sítio da Fundação Getúlio Vargas(FGV), "Osíris Pontes nasceu em Massapê (CE) no dia 19 de agosto de 1918, filho de João Pontes e de Maria Auri Pontes. Seu pai foi eleito deputado constituinte em 1934, pela legenda da Liga Eleitoral Católica.[1]

Ozíres Pontes foi Deputado Federal pelo Estado do Ceará entre 1959-1969 e 1971-1975. "No pleito de outubro de 1974 conquistou uma suplência no Senado Federal, sempre pela legenda do MDB, na chapa encabeçada por Mauro Benevides. Deixou a Câmara Federal em janeiro de 1975, ao final de seu mandato. Ao longo de 1975, assumiu temporariamente a vaga de Mauro Benevides no Senado Federal. Desde então, permaneceu afastado da vida legislativa e passou a dedicar-se à atividade política e partidária e à administração de suas fazendas na zona norte do Ceará. Faleceu no dia 10 de setembro de 1985, em acidente automobilístico na cidade de Itapagé (CE). Era casado com Maria Dagmar Vidal Pontes, com quem teve dois filhos. Um deles, Luís Pontes, foi deputado estadual (1983-1987, 1987-1991, 1995-1999), deputado federal (1991-1995) e senador (1999-2007) pelo Ceará."[2]

Para além das discussões político-partidárias, tão acaloradas e até mesmo exacerbadas no Brasil atual, a escolha do nome do CVT de Massapê, naquele contexto, homenageou um filho de Massapê que logrou êxito na vida pública e empresarial, fazendo parte da história da cidade. Levam o nome de Senador Ozíres Pontes, o Hospital Municipal e a principal avenida que corta a cidade de Massapê.


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terça-feira, 11 de maio de 2021

O Instituto Centec: a interiorização do ensino profissionalizante e da extensão tecnológica no Ceará

 


Antes de podermos adentrar aos detalhamentos sobre CVT de Massapê, faz-se necessário discorrer sobre a entidade que gerencia/coordena os CVTs do Ceará, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Conforme o sítio do Instituto, o Centec é uma Organização Social (OS) que é centro de referência em Educação Profissional e atua em parceria com instituições públicas, privadas e do Terceiro Setor.[1]

Conforme o sítio do Centec, as primeiras ideias sobre Educação Vocacional no modelo atualmente existente surgiu em 1996, quando a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) iniciou os projetos “Centec” e “CVT” com o objetivo de interiorizar o ensino profissionalizante e a extensão tecnológica no Ceará.[2]

Tendo como missão "promover a educação e a tecnologia por meio do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão, em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará". E tendo a visão institucional de "ser uma instituição de referência em formação profissional e tecnológica, nacionalmente reconhecida, que coloca a educação, a ciência e a tecnologia em benefício da sociedade, com foco no desenvolvimento sustentável do Ceará."[3]

Criado em 9 de março de 1999, o Instituto Centec e "é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, qualificada pelo Governo do Estado do Ceará como Organização Social (OS), por meio do Decreto Nº 25.927, de 29 de junho de 2000."[4]

Em seus primórdios, os cursos ofertados pelo Centec direcionaram-se para Tecnologia de Alimentos, Eletromecânica e Recursos Hídricos, com foco em Irrigação e Saneamento Ambiental. Além de Ensino Tecnológico, realizava-se pesquisa, extensão tecnológica, prestação de serviços e assistência técnica.  A primeira unidade do Centec foi implantada em Limoeiro do Norte, em 1997, e em Juazeiro do Norte e Sobral, em 1998.[5]

No sítio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), temos a informação de que os CVTs precedem à criação do Centec. "Os primeiros CVTs foram implantados em 1996 nos municípios de Jucás e Limoeiro do Norte e, motivado pelo sucesso alcançado, em 1999, o Instituto Centec foi criado para gerir e expandir as ações. A partir de 2003, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) multiplicou o Projeto CVT para todo o país."[6]


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