- Tenham idade a partir de 16 anos;
- Moram no Ceará;
- Estejam em alguma situação de vulnerabilidade socioeconômica (como desempregados, com renda mensal de até um salário-mínimo ou beneficiários do Cartão Mais Infância);
Este blog é o produto educacional da pesquisa "Educação Vocacional em Massapê: um estudo de caso", que foi apresentado junto ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT vinculado ao IFCE campus Fortaleza. Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
O mês de dezembro marca a época de festas de fim de ano e o encerramento das atividades letivas. Como último momento formativo do ano tivemos a oferta do curso de Técnicas do Assistente Administrativo, que teve início ainda em 16 novembro e culminância em 13 de dezembro. A turma que iniciou com um total de 27 alunos, terminou com 21 alunos concluindo com êxito ao longo dos 20 dias de existência do curso.
Ao longo do mês de outubro, foram desenvolvidas no CVT de Massapê-CE aulas remotas do curso Técnicas do Assistente Administrativo. O curso teve início dia 04 e foi finalizado dia 19, tendo como facilitadora a profa. Lucivânia Sousa. O percentual de concludentes nessa turma foi expressivo, de 35 que iniciaram o curso, cerca de 33 concluíram o mesmo, ou seja, quase 95% de concludentes com êxito.
No curso em questão, os alunos puderam trabalhar conceitos a respeito das práticas executadas nos mais variados ambientes de trabalho da função de Assistente Administrativo, sejam elas no âmbito do serviço público ou no privado. Por intermédio de apresentações, trabalhos em equipe e dinâmicas de grupo, os discentes foram apresentados aos conteúdos e foram estimulados a propor seminários que pudessem aprofundar-se em temáticas abordadas no curso.
As equipes elaboraram apresentações que exercitavam, por meio da simulação de propostas de planos de negócio de empresas de manejo de resíduos sólidos, agricultura orgânica e apoio a imigrantes. Esse tipo de atividade instiga os alunos a refletirem com maior criticidade a respeito de temas presentes no cotidiano e que em certa medida são desconhecidos do grande público.
Não se pode, em nenhum momento, deixar de discutir determinados temas com base em sua complexidade, e trazer esses debates para que os alunos possam conhecer e contribuir com as discussões fazem com que esses assuntos possam ser propagados para mais pessoas, o que reflete na função social e emancipatória da educação.
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Sobre o curso Este curso lhe possibilitará a compreensão do comportamento das pessoas no ambiente organizacio...