domingo, 30 de maio de 2021

3ª Edição do projeto “CVT em Minha Vida" - com Representação do CVT de Massapê-CE

 


 (Imagem 1. Fonte: Instituto CENTEC)

No dia 28 de maio de 2021, o Instituto Centec realizou a 3ª Edição do projeto “CVT em Minha Vida", através de uma live no Youtube(link no final desta postagem). O que é o projeto CVT em Minha Vida? O projeto é coordenado pela Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti) e reunirá histórias de profissionais e estudantes que tiveram suas vidas transformadas por meio da educação. [1]

 

Os convidados desta terceira edição foram os ex-alunos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) nas cidades de Acaraú, Fortim e Massapê: o empreendedor Eliziario Saraiva, a fisioterapeuta Mayara Oliveira e o servidor do IFCE (Campus Camocim) Marcos Fábio Teixeira Lopes (Autor deste blog).

 

Durante o evento os convidados responderam perguntas formuladas pela pedagoga do Institituto CENTEC, Suyanne Pontes e também contou com a presença do Diretor de Extensão Tecnológica do Centec, Hermínio Lima. As perguntas foram divididas em dois blocos, sendo que o primeiro se referiu a como os ex-alunos conheceram o CVT, como o CVT foi um diferencial em suas vidas, quais os trajetos profissionais de cada um dos egressos e qual o fato que mais marcante durante sua vivência no CVT,


No segundo bloco, os egressos foram convidados a deixar uma mensagem motivacional para os internautas que acompanhavam a live pelo Youtube. Por fim, coube ao professor Hermínio Lima encerrar o evento, no qual agradeceu aos egressos por compartilharem suas vivências nos CVTs e agradeceu aos espectadores que acompanharam a live.


Confira, no canal do CENTEC no Youtube, tudo que aconteceu nesse dia tão especial de socialização de experiências.



Link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-ZNeVRlCPgk




Pedimos sua ajuda com nossa pesquisa, basta ativar a opção seguir no canto superior direito do blog. Compartilhe o link com seus amigos e colegas, isso nos ajuda muito!

CVT de Massapê: Março - ano 2021 - Campanha Março Azul-marinho


(Imagem 1. Fonte: Acervo CVT de Massapê-CE)

Dando continuidade aos eventos e campanhas do mês de março, a turma do curso de Noções de Liderança e Gestão de Pessoas do CVT de Massapê-CE, trabalhou a Campanha Março Azul-Marinho. A turma em questão teve início em 01 de março e se estendeu até 12 daquele mesmo mês do ano de 2021, sob a orientação da profa. Lucivânia Souza Costa Cruz. . 


Mas afinal o que é o Março Azul-Marinho?


No mês de março, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e o Ministério da Saúde reforçam a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de intestino ou colorretal que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é um dos três tipos de cânceres que mais atingem os brasileiros.[1]


Ainda de acordo com o INCA, em 2020, cerca de 50 mil pessoas receberam o diagnóstico do câncer colorretal, sendo 20.520 homens e 20.470 mulheres, além de quase 20 mil óbitos por causa da doença. [2]


Principais fatores de risco que favorecem o surgimento do câncer colorretal:

  • Sedentarismo;

  • Obesidade;

  • Ingestão excessiva de alimentos gordurosos e industrializados;

  • Consumo de álcool excessivo;

  • Consumo de alimentos defumados, carne vermelha. Pouca ingestão de frutas, grão e legumes;

  • Tabagismo.[3]

Como dissemos em nossa postagem anterior o mês de março é tipicamente conhecido como o mês da mulheres, dado as comemorações do dia 08, que é considerado o dia da mulher. Contudo, é relevante destacar que a Campanha Março Azul-Marinho é uma bela iniciativa para tratar de um assunto tão delicado como o câncer de intestino ou colorretal, que como vimos nas informações trazidas acima é um dos mais agressivos e letais. 


Debater esse tema e discutir com os alunos os preconceitos e tabus que envolvem esse tipo de doença, bem como, conscientizar sobre como evitá-la é uma forma de contribuir com a saúde pública do país, na medida em que em meio ao atual cenário pandêmico, as unidades hospitalares estão com sua capacidade saturada. 


Ative a opção seguir o blog, compartilhem o link com seus amigos e colegas, isso ajuda demais na nossa pesquisa! Obrigado!


quarta-feira, 26 de maio de 2021

CVT de Massapê: Março, o mês das mulheres - ano 2021 - Campanha de Cuidado e Valorização da Mulher

(Imagem 1. Fonte: Acervo CVT de Massapê-CE)

(Imagem 2. Fonte: Acervo CVT de Massapê-CE)

O mês de março já se consagrou como o mês dedicado às mulheres. Nesse mês são debatidos muitos assuntos referentes às mulheres em especial os temas: Igual da de gênero, feminicídio, machismo, desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres, dentre outros. 

Na imagem 1, temos um recorte de uma apresentação feita por alunos do curso de Noções de Liderança e Gestão de Pessoas, turma iniciada em 01 de março e encerrada no dia 12 do mesmo mês. Tendo como facilitadora a Profa. Lucivânia Sousa Costa Cruz, os alunos e alunas da turma ao serem divididos em equipes, puderam pesquisar e produzir apresentações a respeito do papel da mulher na sociedade contemporânea. 

Mas por que em março, especialmente no dia 08, se comemora internacionalmente o Dia da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.[1]

Ao tratar desse assunto com os alunos, mais uma vez, surge a oportunidade de multiplicar os esforços para que todos possamos ser mais compreensivos das lutas históricas das mulheres, principalmente em sociedades marcadamente machistas, como a brasileira. 

Acrescente-se a isso, o fato de ser uma mulher a ministrar as aulas do curso em questão, o que engrandece e dá mais representatividade na forma como os assuntos mais delicados eram tratados. Evidentemente, um homem também poderia com totais condições versar sobre essa temática, contudo, é lógico pensar que uma mulher é tem mais propriedade para tratar de assuntos referentes ao seu gênero, pois possui a vivência na prática. 

Pelo menos cinco mulheres foram assassinadas ou vítimas de violência por dia em 2020. Os dados da Rede de Observatório da Segurança mostram que cinco estados brasileiros registraram, juntos, 449 casos de feminicídio no ano passado, isto é, vítimas que foram mortas por serem mulheres.[1]

A violência contra a mulher em 2020, o que inclui o feminicídio, entrou na terceira posição do ranking de eventos monitorados pela Rede. Entre os mais de 18 mil eventos relacionados à segurança pública e a violência, 1.823 se referem aos crimes de gênero contra a mulher, o que dá a média de cinco casos ao dia.[2]

Ao tratar desse tipo de assunto que, infelizmente, faz parte do cotidiano de muitas pessoas, nos são apresentados dados e estatísticas que dão a real dimensão do tamanho do problema do femicídio e da violência contra a mulher. Saber como se deve denunciar esse tipo de agressão evita, em alguns casos, que se tenham vítimas fatais. Devemos nos unir para denunciar os casos e criar redes de proteção e acolhimento às mulheres. 

Deixaremos aqui o telefone para denunciar crimes cometidos contra as mulheres: Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento. [3]

Ative a opção "seguir o blog" no canto superior direito, isso nos ajudará em nossa pesquisa! Deixe seu comentário e compartilhe o link do blog com seus amigos e colegas. Obrigado!

 

CVT de Massapê: Campanha fevereiro roxo - ano 2021 - conhecendo mais sobre o Alzheimer, fibromialgia e lúpus

 

                           (Imagem 1. Fonte: acervo CVT de Massapê)                               


(Imagem 2. Fonte: acervo CVT de Massapê)

(Imagem 3. Fonte: acervo CVT de Massapê)

No mês de fevereiro de 2021, e tendo como facilitadora a professora Lucivânia Sousa Costa Cruz, os alunos e as alunas do curso de Noções de Liderança e Gestão de Pessoas, abordaram a Campanha Fevereiro Roxo. Esses discentes iniciaram suas aulas em 08 de fevereiro e concluíram com êxito o curso no dia 19 daquele mesmo mês. 

Como podemos ver nas imagens 1 e 2, a Campanha Fevereiro Roxo aborda as doenças Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Na imagem 3, temos os alunos do curso citado acima em uma sala virtual no Google Meet. A turma foi dividida em grupos e cada um deles ficou responsável por fazer apresentações sobre cada doença que é objeto da campanha de conscientização. 

Mas afinal o que é o Fevereiro Roxo?

Alzheimer, lúpus e fibromialgia são doenças diferentes, mas que apresentam dois pontos em comum: são doenças crônicas e incuráveis. A Campanha Fevereiro Roxo que recebe o apoio da Secretaria de Estado de Saúde vem para conscientizar a população para que estas doenças sejam identificadas ainda na fase inicial, para que seus sintomas sejam controlados ou retardados, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos por estas patologias.[1]

Para o Ministério da Saúde, a Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. O primeiro sintoma, e o mais característico, é a perda de memória recente. Com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves como, a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.[2]

O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos como: pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O Lúpus pode ser manifestar de quatro formas diferentes, que têm causas distintas.[3]

Para a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.[4]

Tratar sobre esse tipo de tema numa turma de Liderança e Gestão de Pessoas, ajuda com que estes em seus ambientes de trabalho e até mesmo no âmbito domestico possam compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelas pessoas acometidas por tais problemas de saúde.

De certa maneira, a proposição do debate sobre tais doenças, trás dignidade e respeito aos grupos acometidos, pois o preconceito e a discrição sempre surgem da ignorância e dos tabus. O conhecimento sempre acompanha o respeito. Essa metodologia de dar protagonismo aos alunos para que eles, por si só, busquem em fontes confiáveis as informações sobre os temas, ajuda a sensibilizar mais pessoas para se conscientizarem da realidade vivenciada pelos enfermos. 

Colabore com nosso blog sugerindo temas, ative a opção "seguir o blog", compartilhe nosso link com seus amigos e colegas. Desde já obrigado!



terça-feira, 25 de maio de 2021

CVT de Massapê: Campanha janeiro branco - ano 2021 - conscientizando sobre saúde mental

 

( Imagem 1. Fonte: Acervo CVT de Massapê)



Na imagem 1, vemos um banner (cartaz) desenvolvido para tratar sobre a campanha do Janeiro Branco, a ação ocorreu no CVT de Massapê no primeiro mês do ano de 2021. Mas afinal o que seria esse "Janeiro Branco"?

Janeiro é o mês dedicado à conscientização a respeito da saúde mental, cada vez mais reconhecida como uma prioridade global de saúde e desenvolvimento econômico. Para chamar a atenção sobre o tema e reforçar a importância dos cuidados, em especial no contexto vivido em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destaca informações relevantes.[1]

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil. Ainda segundo a OPAS, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento adequado e, nos países de baixa e média renda, o percentual é ainda maior, ficando entre 76% e 85%.[2]

Os alunos da turma do curso de Noções de Liderança e Gestão de Pessoas, no mês de janeiro de 2021, foram divididas em equipes às quais se responsabilizaram em formular apresentações sobre temas relativos à campanha Janeiro Branco, ou seja, assuntos que versassem sobre a importância da Saúde Mental. No banner é possível ver que dois psicólogos foram convidados a ministrar a palestra para os alunos da turma, o que por si só mostra a seriedade dada a um tema tão complexo. 

Trabalhar esse tipo de assunto de modo técnico, científico e com profissionais qualificados para tal contribui para desmistificar tabus, ajudando com isso a combater as discriminações e preconceitos a respeito de doenças e transtornos mentais como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico e tantos outros que acometem milhares de pessoas no Brasil e milhões mundo a fora. 

Esse tipo de ação é relevante principalmente porque os discentes podem ajudar a esclarecer junto a seus amigos e parentes sobre esses temas e quem sabe ajudar pessoas a entender melhor seus problemas e orientá-los a procurar ajuda médica e acompanhamento psicológico. 

Nesse momento de pandemia em que temos muitas pessoas queridas que se foram, devemos zelar para que nossa saúde mental possa estar equilibrada, e tentarmos ser mais compreensivos uns com os outros, pois é um momento em que muitos não estão bem consigo próprios. 

Como nosso costume, deixaremos aqui o link para o site da campanha do Janeiro Branco: https://janeirobranco.com.br/, e reiteramos que esse tipo de campanha se intensifica no mês de janeiro, muito embora deva ser tratada por todos sempre, com embasamento médico e com a mais absoluta seriedade. 

Ative a opção seguir o Blog, pois isso nos ajuda em nossa pesquisa. Comente em nossas postagens para dizer sua opinião sobre os temas e sugerir novos assuntos. Compartilhe e peça para seus amigos nos ajudarem seguindo o blog. Obrigado!

segunda-feira, 24 de maio de 2021

CVT de Massapê-CE: Cursos ofertados a comunidade e ações ao longo de 2020 e começo de 2021(cursos remotos)

 

 ( Imagem 1. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)
                                                   ( Imagem 2. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)


Como a maioria de nós sabe, as aulas no anos de 2020 e 2021 se deram de forma remota, por meio de aplicativos como o Google Classroom. A pandemia do COVID-19, impôs uma nova realidade a todas as populações do mundo e afetou desde a economia até a educação e principalmente a saúde. 

Até o fechamento dessa postagem mais de 3, 47 milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência da COVID-19, e no Brasil 449 mil dos nossos amigos, familiares e tantos outros que não tivemos a oportunidade de conhecer se foram, deixamos aqui nossos sentimentos sinceros às famílias de cada uma das vítimas. 

Em nossa retrospectiva a respeito dos cursos e ações do CVT de Massapê destacaremos inicialmente a imagem 1, com os alunos do curso de Noções de Liderança e Gestão de Pessoas, ainda no ano de 2020. Na foto é possível perceber a utilização da ferramenta Google Meet, para a realização de uma palestra que tratava do movimento Dezembro Vermelho. 

As ações do Dezembro Vermelho implementadas pelo CVT de Massapê vão ao encontro do que a Lei nº 13.504/2017, preconiza, ou seja, é uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.[1]

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais. [2]

Já na imagem 2, vemos os alunos do curso de Técnicas do Assistente Administrativo, realizado em janeiro de 2021. Esse tipo de curso da área Administrativa é muito procurado pelos alunos por ser um curso bem aceito em vários setores da economia, agindo como um curso "coringa", no qual o aluno adquire noções básicas de atendimento, arquivística, organização, liderança, e noções de utilização de tecnologias. 

Esse tipo de curso funciona como uma porta de entrada para outros cursos mais específicos, o que ajuda na criação de vínculos dos discentes com a instituição. 

Ative a opção seguir o blog, isso colabora com a nossa pesquisa. Comente em nossas postagens, compartilhe o link do blog com seus amigos e colegas. Obrigado!




CVT de Massapê-CE: Cursos ofertados a comunidade ao longo de 2019

 

 ( Imagem 1. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)


 ( Imagem 2. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)

Ao retratarmos os cursos do ano de 2019 do CVT de Massapê-CE, destacamos na imagem 1,  os alunos do curso de Operador de Computador, iniciado em 09 de setembro e encerrado em 11 de novembro de 2019. 

É sabido que vivenciamos a Era digital e isso propicia oportunidades de emprego nas diversas áreas do Eixo Informação e Comunicação, em especial nos serviços de informática. Durante muitos anos criou-se um movimento por parte da população massapeense, pela busca por serviços relacionados à informática  e computação em Sobral, justificado pela ausência de profissionais formados nessa área no município. 

O CVT de Massapê desde sua inauguração sempre preservou consigo cursos relativos ao Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, na tentativa de formar, capacitar e qualificar a mão-de-obra que pudesse fazer emergir na cidade serviços que pudessem atender às demandas dos clientes pessoas físicas e empresas dos mais diversos ramos de atuação. 

Por sua vez, a imagem 2, retrata um Ciclo de Palestras do Setembro Amarelo voltado aos aluno das escolas municipais, ocorridos entre 11 e 13 de Setembro 2019. Em postagens anteriores reiteramos a relevância do tema e a seriedade necessária com que todos nós devemos tratá-lo. 

Mais uma vez deixamos o site do Centro de Valorização da Vida o CVV, https://www.cvv.org.br/, e o telefone do mesmo para aqueles que sentirem a necessidade de externar em sigilo seus pensamentos e emoções referentes ao tema. 

Telefone CCV Ligue 188

Deixaremos ainda links que julgamos úteis que tratam também do tema do Setembro Amarelo: https://www.cvv.org.br/links-uteis/


Ative a opção seguir o blog no canto superior direito e nos ajude em nossa pesquisa, desde já obrigado! Comente em nossas postagens e compartilhe o link do nosso blog. 


CVT de Massapê-CE: Cursos ofertados a comunidade ao longo de 2017


 ( Imagem 1. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)



 ( Imagem 2. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)

Na imagem 1, vemos alunos do curso de Secretariado Básico, que se realizou de 03 a 24 de abril de 2017. Na foto vemos que os discentes realizaram o evento "Brincando e aprendendo" para alunos das escolas públicas. As turmas do curso de Secretariado Básico direcionaram ações voltadas para alunos de escolas públicas como vimos em postagens anteriores, muitos desses alunos puderam se aprofundar na rotina de trabalho de diversos tipos de ambientes desde o empresarial até o secretariado escolar. Esse tipo de curso "básico" ajuda a direcionar os alunos para outros cursos, tais como o Técnico em nível médio de Secretariado e até mesmo a graduação em Secretariado Executivo. 

Na imagem 2, é possível ver os alunos de outra turma de Secretariado Básico que esses alunos começaram a cursar em 11 e finalizaram o curso em  29 de Setembro 2017. Destaque-se a realização por parte deles de um evento que tratou sobre o Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).[1]

A importância de discutir com os alunos e propor esse tipo de ação de conscientização de uma temática tão séria e relevante, mais uma vez reitera o papel do CVT de Massapê-CE como um ambiente educacional plural e propositivo. 

Deixaremos aqui o link https://www.setembroamarelo.org.br/prevencao/ que se trata de uma série de vídeo sobre esse tema tão sério. 

Ative a opção seguir o blog, compartilhe nosso endereço com amigos e colegas e nos ajude com a consolidação de nossa pesquisa, comente em nossas postagens para sabermos se você gostou e como poderemos melhorar. 

CVT de Massapê-CE: Cursos ofertados a comunidade ao longo de 2016

  

( Imagem 1. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)


( Imagem 2. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)


Dando continuidade a nossa análise cronológica sobre os cursos ofertados no CVT de Massapê-CE, podemos observar na Imagem 1, uma foto com os alunos do Curso de Assistente Administrativo, ocorrido entre 05 e 26 de setembro de 2016. 


Já na imagem 2, temos a fotografia dos discentes do Curso Receptividade e o Bem Servir em Hotelaria, curso esse ocorrido entre 10 de outubro à 11 de novembro 2016.

Ambos os cursos destinam-se à formação para a setor de serviços, que é um dos mais demandados nos últimos anos no Brasil, conforme dados do IBGE de 2019. Na cidade de Massapê-CE a demanda por esse tipo de cargo é crescente mediante a chegada de lojas de varejo, escritórios de contabilidade, advocacia, entre outros, além do estabelecimento pequenas pousadas para acolher os visitantes de passagem pelo município.

A demanda por serviços de hotelaria também encontra justificativa nos muitos hotéis da cidade vizinha de Sobral, cerca de 18 quilômetros de distância de Massapê e polo econômico da região Norte do Estado do Ceará. 

Percebe-se que as mudanças econômicas e os arranjos produtivos locais influencia sobremaneira na oferta e na procura de curso específicos para o atendimento das demandas dos setores produtivos. Serviços muitos especializados requerem a formação adequada para sua melhor execução, tanto do critério atendimento, quanto no âmbito do saber profissional necessário a maior eficiência possível. 

Ative a opção seguir o blog isso nos ajuda demais com nossa pesquisa, compartilhe o link do blog e deixe uma comentário nas postagens para sabermos se você gostou e podermos melhorar!



CVT de Massapê-CE: Cursos ofertados a comunidade nos anos de 2015 e 2016

 

( Imagem 1. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)

( Imagem 2. Fonte: Acervo fotográfico do CVT de Massapê)

Inicialmente falaremos dos cursos oferecidos à comunidade massapeeense pela unidade CVT do município. Os curso do CVT de Massapê em sua grande parte são curso de extensão tecnológica, que possuem curta duração visando com isso capacitar de forma inicial e continuada os alunos para que estes possam ampliar sua qualificação profissional, para fins de ingresso ou realocação no mercado de trabalho. 

Na imagem 1, vemos uma foto dos alunos do CVT de Massapê no Curso de Secretariado Básico, ocorrido no período de 04 a 21 de agosto de 2015. Na ocasião do registro fotográfico, os alunos realizaram uma Feira Cultural, direcionada aos alunos das escolas Públicas do Município. 

Ou seja, os cursistas elaboraram um evento relacionando a teorias e práticas aprendidas ao longo da sua formação e proporcionaram um momento cultural com alunos de escolas públicas, que no futuro poderão também ingressar na unidade. Mais uma vez isso reafirma a função social do CVT de Massapê. 

Na imagem 2, vemos uma foto de uma sala de aula com alunos do Curso de Assistente Administrativo, ocorrido de 07 a 18 de março 2016. Esse tipo de curso de curta duração incrementa o currículo dos alunos de tal forma que facilita a sua inserção no mercado de trabalho, e por serem gratuitos tornam-se acessíveis a todos e todas que buscarem esse tipo de complementação formativa. 

Siga o nosso blog, deixe seu comentário para sabermos que você gostou, deixe sua sugestão de assunto. Compartilhe o link do blog e ative a opção seguir no canto superior direito, vai nos ajudar bastante!

CVT de Massapê-CE: Um lugar onde você pode crescer!


(Imagem 1. Fonte: acervo fotográfico CVT de Massapê, foto tirada no ano de 2001)




Em um levantamento de dados feitos pela Coordenação do CVT de Massapê-CE, e fornecidos a este blog, podemos observar o quantitativos de alunos que concluem com êxito os cursos ofertados pelo CVT de Massapê-CE. O presente levantamento encontrado na tabela 1, compreende do ano de 2013 ao primeiro trimestre de 2021, discriminando o quantitativo de alunos concludentes a cada ano. Os alunos que concluem determinado curso, chamamos de egressos. 

É perceptível que em determinados anos o número de alunos cresce e em outros se retrai. Tomemos por base o ano de 2015 que é aquele que formou mais discentes, num total de 540 egressos. Contudo, destaca-se o ano de 2019 com apenas 152 formados. 

As oscilações no quantitativo de concludentes decorrem de vários fatores, tais como a atratividade dos cursos, a repetição da oferta de determinados cursos, a procura por cursos na modalidade EAD (educação à distância), e alguns outros fatores. 

Com o avanço da pandemia do COVID-19, decretos estaduais, municipais e recomendações dos órgão de saúde nacionais e internacionais orientaram para a realização do ensino emergencial remoto, com aulas através de plataformas digitais como o Google Classroom, que foi adotado pelos CVTs e inúmeras outras instituições de ensino. O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Ele é um recurso do Google Apps para a área de educação e foi lançado o para o público em agosto de 2014.

Pela projeção feita pela Coordenação do CVT de Massapê-CE, o ano de 2021 caminha para um bom número de alunos que concluirão com êxito seus cursos, isso tomando-se por base o ano de 2020, no qual iniciou-se a pandemia de COVID-19 no Brasil e no qual foi inserido o atual modelo de aulas online. 

Na imagem 1, temos uma emblemática foto de uma placa datada do início dos anos 2000, logo após a fundação do CVT de Massapê-CE, nela é possível ler " CVT - Centro Vocacional Tecnológico - Um lugar onde você pode crescer". Essa frase logo na entrada do CVT de Massapê me fez recordar de quando ingressei naquela instituição pela primeira vez quando aluno, no ano de 2001, havia muita disputa pelas vagas e muitas mães, tal qual a minha, ao saber da oferta de cursos, se apressava em inscrever seus filhos nos mais diversos cursos, acreditando que aquela era uma oportunidade de ouro para moradores de uma cidade pequena como Massapê, que conforme o IPECE possuía 29 mil habitantes no censo do ano de 2000. 

Mais de 20 anos depois desse relato, ainda acreditamos que o CVT de Massapê-CE é esse local onde as oportunidades de crescimento são maximizadas. 

Deixe seu comentário, compartilhe o link do blog para seus amigos e colegas, lembre-se de marcar a opção "seguir o blog". Obrigado!

Conhecendo as unidades geridas pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC

 

( Imagem 1. Fonte: https://www.sct.ce.gov.br/centec/, acessado em 24/05/2021)


Em nossa jornada por compreender melhor como a Educação Vocacional funciona, propomos um resumo a respeito de cada unidade gerida pelo Instituto Centec. Faremos abaixo uma breve descrição das diferenças entre cada unidade, com sua peculiaridades e funcionalidade: 

CVT: A partir dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT)), o Instituto Centec oferece cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores em diversas áreas, com foco nas demandas de cada região. Além disso, são oferecidas capacitação para professores de escolas públicas, consultorias, assistência técnica e outras modalidades de extensão. Os CVTs são reconhecidos nacionalmente como referência pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e são ambientes que proporcionam educação profissional, extensão tecnológica e inovação.

CVTEC: Os Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs) em Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante oferecem cursos gratuitos de educação profissional técnica de nível médio como também formação continuada de trabalhadores e da assistência aos produtores. A forma de acesso aos cursos ocorre por processo seletivo em uma prova única de conhecimentos gerais.

Centro de Formação de Instrutores – CFI, que promove a melhoria do ensino de Ciências através do aperfeiçoamento científico e pedagógico de professores.

FATEC: As Faculdades de Tecnologia Centec (FATEC), nas cidades de Juazeiro do Norte (Fatec Cariri) e em Quixeramobim (Fatec Sertão Central) oferecem, gratuitamente, cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e pós-graduação Latu Sensu assim como projetos de pesquisas. As duas FATECs são credenciadas ao Ministério da Educação (MEC). A forma de acesso aos cursos superiores de tecnologia ocorre por meio de Vestibular, em uma prova única de conhecimentos gerais e redação.

Como percebemos, o Instituto Centec atua desde a formação inicial e continuada, promovendo cursos de extensão tecnológica, cursos técnicos, e segue avançando até o nível superior de educação. Essa importante Organização Social promove há mais de 20 anos inúmeros cursos que atendem às mais diversas populações do Ceará.

Deixe seu comentário, siga nosso blog para nos ajudar a propagar o conhecimento, compartilhe o link deste blog com seus amigos e colegas!




quinta-feira, 13 de maio de 2021

CVT de Massapê para além da capacitação profissional, de portas abertas para o povo

 

(Imagem 1. Fonte: Acervo Fotográfico CVT de Massapê)




(Imagem 2. Sessão da Câmara de Vereadores de Massapê no auditório do CVT. Fonte: http://www.politicaemevidencia.com.br/2012/11/vereadores-aprovam-projetos-dando-nomes.html)


Na imagem 1 vemos uma reunião de líderes comunitários dos diversos bairros, localidades e distritos de Massapê, a foto remete ao auditório do CVT de Massapê nos início dos anos 2000. 

Quando pensamos em um CVT temos, a princípio, a ideia de um local estritamente direcionado para a realização de cursos técnicos e de capacitação profissional, contudo, em nossas pesquisas identificamos registros fotográficos e relatos de pessoas que tiveram vinculações afetivas com o CVT, mesmo que sem necessariamente terem sido alunos de cursos regulares. A razão para isso é que muitas cidades do interior do Ceará possuem um estrutura precária quando se leva em consideração a disponibilidade de auditórios, laboratórios, salas de conferência e demais espaços para a realização de reuniões, encontros e palestras sejam públicas ou privadas. 

Analisando o acervo fotográfico do CVT de Massapê é possível identificar registros históricos de momentos que comprovam que aquela unidade costumeiramente preza pela ocupação democrática dos seus espaços, desde o recebimento e escolas para o usufruto dos laboratórios de Informática, Química, Física, Biologia e Eletromecânica, até reuniões das lideranças comunitárias, conferências e palestras das diversas secretarias do município que mantém parcerias com a unidade. 

Curiosamente, o Centro de Eventos e Convenções da cidade foi inaugurado em junho de 2020, após mais de uma década do início de suas obras. Nesse ínterim coube ao CVT de Massapê ser esse espaço de convívio dos diversos segmentos da sociedade, emprestando sua estrutura e viabilizando a logística para a realização dos mais variados eventos. 

Temos na imagem 2 outro exemplo do papel do CVT de Massapê como espaço democrático e como equipamento que serve à comunidade, remete-nos aos ano de 2012, quando houve a primeira sessão legislativa ocorrida num auditório do CVT, em 12 de novembro. A Câmara Municipal de uma cidade é tradicionalmente nomeada como a "Casa do Povo", e naquele dia em 2012, a "Casa do Povo" foi o CVT, o que só corrobora a imagem histórica de um lócus que está sempre a disposição para acolher os massapeenses. 

Siga nosso Blog, comente nas postagens e compartilhe com seus amigos e colegas. 

O CVT de Massapê e o desenvolvimento das localidades circunvizinhas a partir da sua fundação

 

    (Imagem 1. Fonte: Acervo pessoal de Ricardo Alexandre da Silva Santos)


Na imagem 1 vemos um representante do Governo do Estado do Ceará pousando de helicóptero, para vistoriar o terreno onde seria construído o CVT de Massapê, visita essa no final da década de 1990. 

Muitas vezes as cidades crescem de maneira desordenada e na maioria dos casos a parte central destas é ocupada por comércios, bancos, mercados públicos e demais empreendimentos que geram emprego e renda. Porém, aqueles que já tiveram contato com a obra do geógrafo brasileiro Milton Santos, tem em mente que é nas regiões periféricas aos grandes centros urbanos que se concentram a maioria das populações trabalhadoras mais humildes. 

O terreno onde foi construído o CVT de Massapê ficava no antigo bairro do ginásio, atualmente denominado bairro Luiz da Hora Pereira, que foi um grande educador massapeense. Nas décadas de 1980 e 1990, essas regiões começaram a ser ocupadas por massapeenses que buscavam por moradias mais baratas, e posteriormente no começo da década de 1990, já com a promulgação da Constituição de 1988 que elencou o direito a moradia como um dos direitos sociais fundamentais aos brasileiros, houve a criação do programa de moradias populares denominadas de COHABs, os Conjuntos Habitacionais. 

O CVT de Massapê foi construído em uma das muitas zonas de desenvolvimento, habitadas por populações mais humildes e desfavorecidas pelas políticas públicas necessárias para o desenvolvimento humano. A premissa de construir espaços educacionais em regiões periféricas também pode ser identificada quando da interiorização das Escolas de Educação Profissional e dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Antes da construção do CVT de Massapê, já no ano de 1992 foi construído o Conjunto Habitacional Jacinto Grigório da Costa, para atender à famílias carentes de moradia, muitas delas ocupantes de áreas de risco, condenadas pela defesa civil. 

Conforme BUENO (2001) A função social da educação e da escola, é bastante complexa e cada autor desenvolve seu pensamento mediante suas pesquisas, leituras e percepções. Por exemplo na visão do sociólogo Émile Durkheim a educação deve formar indivíduos que se adapte a estrutura social vigente instituindo os caminhos e normas que cada um deve seguir, tendo sempre como horizonte a instituição e manutenção da ordem social, a educação é um forte instrumento de coesão social e cabe ao estado ofertá-la e supervisioná-la. Para o também sociólogo e filósofo Karl Marx a educação deve ser vista como um instrumento de transformação social e não uma educação reprodutora dos valores do capital.

Especificamente no caso do CVT de Massapê, a mudança social trazida a partir de seu funcionamento foi significativa, uma vez que, os equipamentos, seu corpo docente e seus funcionários administrativos e sua estrutura estavam a disposição da comunidade da cidade, e por questões de localização também estava também à disposição daquela comunidade que circunvizinhava a unidade. 

Ao conversarmos com o Coordenador da unidade Sr.Jucelino Lourenço, pudemos compreender como o CVT de Massapê pode influenciar positivamente na formação inicial e continuada das populações menos assistidas economicamente. Conforme conversávamos ficou claro que muitos moradores tinha receio e até mesmo vergonha de mencionar o bairro ou a rua onde moravam, por medo de serem tratados de maneira preconceituosa por sua condição e classe social, porém quando do surgimento do CVT, muitos usavam davam como referencia a própria unidade, dizendo que moravam "5 casas após o CVT", "na esquina com o CVT" ou que moravam "na Rua do CVT". 

Após a construção do CVT de Massapê foram criadas mais duas escolas de grande porte para atender a comunidade, a saber, as Escolas de Ensino Fundamental Maria Pontes Vidal e Dr. Luis Carlos Magalhães Aguiar, o que tornou aquela área, por vezes tão estereotipada, numa espécie de "corredor educacional". 

Esses aspectos culturais e sociais só reforçam a relevância do CVT de Massapê, não apenas ao se analisar as contribuições educacionais trazidas pelos cursos de extensão técnica e tecnológica, mas também pela valorização indenitária que um importante espaço pedagógico traz consigo. 

Siga o blog, comente nas postagens, compartilhe com seus amigos e colegas!



REFERÊNCIAS:


BUENO, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237025094_Funcao_social_da_escola_e_organizacao_do_trabalho_pedagogico. Acessado em 13/05/2021. 

SANTOS, Milton. Espaço e sociedade: ensaios. Petrópolis: Vozes, 1982. 








Centro Vocacional de Massapê: Quem foi Ozires Pontes, o homenageado

 

(Imagem 1. Fonte: Acervo fotográfico do CVT Massapê, ano 2000)


(Imagem 2. Fonte: Acervo pessoal do advogado e ex-prefeito de Massapê Paulo Jilson Pontes Canuto, extraída das redes sociais do mesmo, apenas para fins educacionais. Década de 1970.)



Na imagem 1 acima vemos o CVT de Massapê em foto panorâmica no ano de 2000, logo após sua inauguração em 26 de maio naquele mesmo ano. Na imagem 2 vemos uma rara foto do ex-senador Ozíres Pontes, à direita olhando para a câmera, e à esquerda temos o ex-prefeito de Massapê Francisco Lopes de Aguiar Neto (eleito em 1967-1971 e de 1973-1977). Prestes a completar vinte e um anos de fundação, o Centro Vocacional de Massapê, leva o nome deste importante político oriundo deste município.

Conforme o sítio da Fundação Getúlio Vargas(FGV), "Osíris Pontes nasceu em Massapê (CE) no dia 19 de agosto de 1918, filho de João Pontes e de Maria Auri Pontes. Seu pai foi eleito deputado constituinte em 1934, pela legenda da Liga Eleitoral Católica.[1]

Ozíres Pontes foi Deputado Federal pelo Estado do Ceará entre 1959-1969 e 1971-1975. "No pleito de outubro de 1974 conquistou uma suplência no Senado Federal, sempre pela legenda do MDB, na chapa encabeçada por Mauro Benevides. Deixou a Câmara Federal em janeiro de 1975, ao final de seu mandato. Ao longo de 1975, assumiu temporariamente a vaga de Mauro Benevides no Senado Federal. Desde então, permaneceu afastado da vida legislativa e passou a dedicar-se à atividade política e partidária e à administração de suas fazendas na zona norte do Ceará. Faleceu no dia 10 de setembro de 1985, em acidente automobilístico na cidade de Itapagé (CE). Era casado com Maria Dagmar Vidal Pontes, com quem teve dois filhos. Um deles, Luís Pontes, foi deputado estadual (1983-1987, 1987-1991, 1995-1999), deputado federal (1991-1995) e senador (1999-2007) pelo Ceará."[2]

Para além das discussões político-partidárias, tão acaloradas e até mesmo exacerbadas no Brasil atual, a escolha do nome do CVT de Massapê, naquele contexto, homenageou um filho de Massapê que logrou êxito na vida pública e empresarial, fazendo parte da história da cidade. Levam o nome de Senador Ozíres Pontes, o Hospital Municipal e a principal avenida que corta a cidade de Massapê.


Siga o blog, comente nas postagens e compartilhe nosso endereço eletrônico com seus amigos e colegas!

terça-feira, 11 de maio de 2021

O Instituto Centec: a interiorização do ensino profissionalizante e da extensão tecnológica no Ceará

 


Antes de podermos adentrar aos detalhamentos sobre CVT de Massapê, faz-se necessário discorrer sobre a entidade que gerencia/coordena os CVTs do Ceará, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Conforme o sítio do Instituto, o Centec é uma Organização Social (OS) que é centro de referência em Educação Profissional e atua em parceria com instituições públicas, privadas e do Terceiro Setor.[1]

Conforme o sítio do Centec, as primeiras ideias sobre Educação Vocacional no modelo atualmente existente surgiu em 1996, quando a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) iniciou os projetos “Centec” e “CVT” com o objetivo de interiorizar o ensino profissionalizante e a extensão tecnológica no Ceará.[2]

Tendo como missão "promover a educação e a tecnologia por meio do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão, em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará". E tendo a visão institucional de "ser uma instituição de referência em formação profissional e tecnológica, nacionalmente reconhecida, que coloca a educação, a ciência e a tecnologia em benefício da sociedade, com foco no desenvolvimento sustentável do Ceará."[3]

Criado em 9 de março de 1999, o Instituto Centec e "é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, qualificada pelo Governo do Estado do Ceará como Organização Social (OS), por meio do Decreto Nº 25.927, de 29 de junho de 2000."[4]

Em seus primórdios, os cursos ofertados pelo Centec direcionaram-se para Tecnologia de Alimentos, Eletromecânica e Recursos Hídricos, com foco em Irrigação e Saneamento Ambiental. Além de Ensino Tecnológico, realizava-se pesquisa, extensão tecnológica, prestação de serviços e assistência técnica.  A primeira unidade do Centec foi implantada em Limoeiro do Norte, em 1997, e em Juazeiro do Norte e Sobral, em 1998.[5]

No sítio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), temos a informação de que os CVTs precedem à criação do Centec. "Os primeiros CVTs foram implantados em 1996 nos municípios de Jucás e Limoeiro do Norte e, motivado pelo sucesso alcançado, em 1999, o Instituto Centec foi criado para gerir e expandir as ações. A partir de 2003, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) multiplicou o Projeto CVT para todo o país."[6]


Siga o blog, comente nas postagens e compartilhe como seus amigos e colegas, desde já agradecemos a ajuda!




Dezembro de 2024: Curso de Comportamento Organizacional, certificado gratuito! 100% online

  Sobre o curso Este curso lhe possibilitará a compreensão do comportamento das pessoas no ambiente organizacio...