( Imagem 1. Fonte: Acervo CVT de Massapê)
Na imagem 1, vemos um banner (cartaz) desenvolvido para tratar sobre a campanha do Janeiro Branco, a ação ocorreu no CVT de Massapê no primeiro mês do ano de 2021. Mas afinal o que seria esse "Janeiro Branco"?
Janeiro é o mês dedicado à conscientização a respeito da saúde mental, cada vez mais reconhecida como uma prioridade global de saúde e desenvolvimento econômico. Para chamar a atenção sobre o tema e reforçar a importância dos cuidados, em especial no contexto vivido em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destaca informações relevantes.[1]
De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil. Ainda segundo a OPAS, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento adequado e, nos países de baixa e média renda, o percentual é ainda maior, ficando entre 76% e 85%.[2]
Os alunos da turma do curso de Noções de Liderança e Gestão de Pessoas, no mês de janeiro de 2021, foram divididas em equipes às quais se responsabilizaram em formular apresentações sobre temas relativos à campanha Janeiro Branco, ou seja, assuntos que versassem sobre a importância da Saúde Mental. No banner é possível ver que dois psicólogos foram convidados a ministrar a palestra para os alunos da turma, o que por si só mostra a seriedade dada a um tema tão complexo.
Trabalhar esse tipo de assunto de modo técnico, científico e com profissionais qualificados para tal contribui para desmistificar tabus, ajudando com isso a combater as discriminações e preconceitos a respeito de doenças e transtornos mentais como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico e tantos outros que acometem milhares de pessoas no Brasil e milhões mundo a fora.
Esse tipo de ação é relevante principalmente porque os discentes podem ajudar a esclarecer junto a seus amigos e parentes sobre esses temas e quem sabe ajudar pessoas a entender melhor seus problemas e orientá-los a procurar ajuda médica e acompanhamento psicológico.
Nesse momento de pandemia em que temos muitas pessoas queridas que se foram, devemos zelar para que nossa saúde mental possa estar equilibrada, e tentarmos ser mais compreensivos uns com os outros, pois é um momento em que muitos não estão bem consigo próprios.
Como nosso costume, deixaremos aqui o link para o site da campanha do Janeiro Branco: https://janeirobranco.com.br/, e reiteramos que esse tipo de campanha se intensifica no mês de janeiro, muito embora deva ser tratada por todos sempre, com embasamento médico e com a mais absoluta seriedade.
Ative a opção seguir o Blog, pois isso nos ajuda em nossa pesquisa. Comente em nossas postagens para dizer sua opinião sobre os temas e sugerir novos assuntos. Compartilhe e peça para seus amigos nos ajudarem seguindo o blog. Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário