(Imagem 1. Fonte: Acervo CVT de Massapê-CE)
Dando continuidade aos eventos e campanhas do mês de março, a turma do curso de Noções de Liderança e Gestão de Pessoas do CVT de Massapê-CE, trabalhou a Campanha Março Azul-Marinho. A turma em questão teve início em 01 de março e se estendeu até 12 daquele mesmo mês do ano de 2021, sob a orientação da profa. Lucivânia Souza Costa Cruz. .
Mas afinal o que é o Março Azul-Marinho?
No mês de março, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia e o Ministério da Saúde reforçam a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de intestino ou colorretal que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é um dos três tipos de cânceres que mais atingem os brasileiros.[1]
Ainda de acordo com o INCA, em 2020, cerca de 50 mil pessoas receberam o diagnóstico do câncer colorretal, sendo 20.520 homens e 20.470 mulheres, além de quase 20 mil óbitos por causa da doença. [2]
Principais fatores de risco que favorecem o surgimento do câncer colorretal:
Sedentarismo;
Obesidade;
Ingestão excessiva de alimentos gordurosos e industrializados;
Consumo de álcool excessivo;
Consumo de alimentos defumados, carne vermelha. Pouca ingestão de frutas, grão e legumes;
Tabagismo.[3]
Como dissemos em nossa postagem anterior o mês de março é tipicamente conhecido como o mês da mulheres, dado as comemorações do dia 08, que é considerado o dia da mulher. Contudo, é relevante destacar que a Campanha Março Azul-Marinho é uma bela iniciativa para tratar de um assunto tão delicado como o câncer de intestino ou colorretal, que como vimos nas informações trazidas acima é um dos mais agressivos e letais.
Debater esse tema e discutir com os alunos os preconceitos e tabus que envolvem esse tipo de doença, bem como, conscientizar sobre como evitá-la é uma forma de contribuir com a saúde pública do país, na medida em que em meio ao atual cenário pandêmico, as unidades hospitalares estão com sua capacidade saturada.
Ative a opção seguir o blog, compartilhem o link com seus amigos e colegas, isso ajuda demais na nossa pesquisa! Obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário